EQUIPE

Luísa Machala - Curadora

Luísa Machala é artista-pesquisadora da Dança, professora de dança contemporânea e videomaker. É Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG, graduada em Licenciatura em Dança pela mesma universidade e em Estudos Gerais: Artes e Culturas comparadas pela Universidade de Lisboa, Portugal. Atualmente dedica sua pesquisa artística e acadêmica ao campo da videodança, investigando as relações entre corpo e espaço nas mídias digitais. 

Flaviane Lopes – Curadora

Flaviane Lopes é artista independente, idealizadora do L.I.N.D.A. – Laboratório de Investigação em Dança; plataforma onde desenvolve criações e estudos sobre Dança Contemporânea e poéticas afro-latinas. Estudou em escolas livres de arte, em projetos sociais e aprimorou-se na prática artística autônoma. Licenciada em Dança pela UFMG, tem desenvolvido atividades em torno à pedagogia da dança, como um trabalho concomitante ao da dança artística.

Duna Dias – Produção e Assistente de Curadoria

Duna Dias é artista da dança e fundadora do Grupo Contemporâneo de Dança Livre. É graduada em Dança – Licenciatura (UFMG), tem em constante fluxo em seu corpo uma graduação em Educação Física, uma formação técnica em Teatro e muitos anos de entrega às múltiplas possibilidades da Dança. Atualmente é artista multitarefas do Grupo Contemporâneo de Dança Livre e da Cia Ananda, trabalhando nos palcos, nas ruas e nos vídeos.

Heloisa Rodrigues – Assistente de produção

Integrante do Grupo Contemporâneo de Dança Livre desde 2014, Heloisa Rodrigues iniciou seus estudos na dança em Jazz e Ballet contemporâneo. É graduada em Dança – Licenciatura pela UFMG, dançarina na Cia Ananda, professora de ballet para crianças em diversas escolas e interessada em gastronomia. No Grupo Contemporâneo de Dança Livre atua como artista, pesquisadora e assistente de produção pensando nos caminhos e possibilidades da dança contemporânea nos palcos e ruas.

Leonardo Augusto – Assistente de produção

Iniciou seu percurso artístico no Teatro e segue interessado em desbravar as fronteiras entre as artes. Graduado em Educação Física, técnico em Teatro e Cinema e profissional de Dança e Teatro pelo Sated MG, Leonardo Augusto é integrante fundador do Grupo Contemporâneo de Dança Livre atuando como artista, pesquisador e assistente de produção. Além disso, colabora com diversas ações artísticas na cidade.

Socorro Dias – Assistente de produção

Bailarina profissional desde a década de 80, Socorro Dias é artista da Dança com habilitação em coreografia, direção e figurino. Graduada em Engenharia Civil (UFMG) e com licenciatura plena em Matemática, aliou seus conhecimentos matemáticos e construtivos à dança em suas criações e pesquisas. Integrante fundadora do Grupo Contemporâneo de Dança Livre atuando como artista, pesquisadora e assistente de produção, Socorro Dias ainda possui um vasto currículo como professora de dança e trabalha como professora de Matemática na Educação Básica.

Ana Cláudia Xavier – Audiodescritora

Ana Cláudia Xavier é graduada em Jornalismo e Mestre em Comunicação Social – ambos pela PUC Minas. Iniciou sua jornada na audiodescrição em 2012, participando do projeto pioneiro em audiodescrição Cinema ao pé do ouvido, coordenado por Flávia Mayer e orientado por Julio Pinto. Desde então é roteirista e locutora, tendo participado de diversos projetos e produzido artigos acadêmicos sobre o tema.

Jozane Faleiro – Assessoria de Imprensa

Jozane Faleiro é proprietária da empresa Luz Comunicação, com forte atuação e experiência em assessoria de imprensa na área de cultura e de entretenimento, atuando na divulgação de projetos de dança, teatro, artes plásticas, literatura, cinema e música. É jornalista de formação com experiência em assessoria de comunicação, desde 2001. Possui MBA Internacional em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ocupou cargos de gerência, coordenação e analista de comunicação, além de ter atuado como repórter colaboradora para os jornais O Estado de S.Paulo, Estado de Minas e revistas VejaBH e Contigo!.

Evellyn Záfferah – Intérprete de Libras

Evellyn Záfferah: mulher trans; tradutora intérprete de Libras há 20 anos; atuou na Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos); atuou como intérprete educacional no Curso de Pedagogia Bilíngue do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos); intérprete oficial dos Jogos Panamericanos Rio 2007; ativista e militante LGBTQIA+ e pelos Direitos Humanos; Assessora de Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Inclusão.

Isa Mariah – Designer Gráfico

Isa Mariah tem 28 anos, é graduanda de Artes Plásticas na UEMG, bordadeira e performer. Direciona sua pesquisa para o estudo de desenhos botânicos e divulgação científica de ervas e raízes medicinais. Estas, aparecem junto do cotidiano de corpas diversas – as vezes trocando afeto, outras confabulando outros mundos.

Debora Rocha - Mídias Sociais

Jornalista com Master em Marketing Digital pela ESPM. Realizou o curso do método MESA, que propõe soluções ágeis para o desenvolvimento de projetos e resolução de problemas nas empresas. Participou da implementação da Comunicação Digital da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, sendo também responsável pela gestão de conteúdo multimídia em uma equipe com fotógrafos, jornalistas, conteudistas e social medias. Atuou em agências de marketing digital, gerenciando equipes e definindo estratégias para clientes de grande porte como Discovery, DERSA e Twitter. É sócia-fundadora da Casa Lab, atuando na consultoria de comunicação digital e no planejamento e estratégia de conteúdo para inbound marketing. 

Luana Ribeiro – Mídias Sociais

Sócia-fundadora, é jornalista pós-graduada em Jornalismo Cultural pela FAAP, tendo feito cursos em redação e liderança criativas. Atuou em agências de conteúdo, como A2ad e PROS, produzindo e coordenando a produção de conteúdo em diversos formatos para empresas como Discovery Brasil, Terra, Twitter e Brasil Foods. Em 2012, participou da implementação da comunicação digital do Governo do Estado São Paulo, definindo estratégias e novos formatos de conteúdo para o Portal do Governo.  Responsável por guiar os times no desenvolvimento de conteúdos e comunicação como um todo, sugere formatos e conduz os brainstormings, fornecendo material de pesquisa para que as equipes sejam capazes de transformar ideias em projetos consistentes.

Indrya Nieri – Mídias Sociais

Publicitária com especialização em Marketing de Influência pelo YouPix. Atuou em produtoras de conteúdo como a NWB e Spray Filmes desenvolvendo conteúdo para mídias sociais e roteiros de vídeo para o canal reVisão, especializado em educação em suas diversas frentes. Também atuou na agência Lema com clientes de grande a pequeno porte como Greenpeace, Levi’s Brasil, Crocs, Luxxotica, Doritos e Origens Brasil, definindo estratégias de comunicação e PR junto ao time de conteúdo.  Na Casa Lab, é responsável pela coordenação de conteúdo, estando à frente do dia a dia de produção e fazendo interface com clientes e parceiros sempre que necessário para garantir a qualidade do produto final com a qualidade Casa Lab e a identidade das marcas.

Natália Nunes – Mídias Sociais

Designer gráfica por formação, tem extensão em Direção de Arte na University Of the Arts London. Com passagem pela Editora Abril, foi diretora de arte da Livo Eyewear, tendo desenvolvido toda a linguagem visual da marca, desde as lojas físicas até o ambiente digital, além da criação das embalagens e packages das diferentes collabs. Ainda hoje colabora com grandes marcas, como Natura e FGV. Na Casa Lab, está à frente do time de criação e é responsável pelo desenvolvimento de identidades visuais para o digital, criando ou adaptando a linguagem visual das marcas, garantindo uma comunicação sempre atual e alinhada com as tendências.

Liza Spirandelli – Mídias Sociais

Formada em design, também tem formação em marketing, o que confere olhar refinado para as produções e um trabalho em parceria com as equipes de redação. Já atuou em empresas como IBM e Senac, além de desenvolver projetos autorais.  Na Casa Lab, desenvolve peças gráficas estáticas e em motion, conferindo estética atual e alinhada com as principais tendências do mercado, tendo co-criado conteúdos ricos para projetos variados.

Candy Pagnozzi – Assessoria Jurídica

Advogada pós graduada em Direito Civil e Direito Contratual.  Pós Graduanda em Direito Digital, Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual pela Escola Brasileira de Direito. Possui experiência de mais de 10 anos nas áreas de Direito Civil, do Consumidor e Processo Civil, atua nas áreas com foco na elaboração e análise de contratos, consultas e pareceres, ênfase na atuação de contencioso e consultivo civil.

Sabrina Rocha – Intérprete de Libras

Sabrina Rocha já atuou como intérprete de Libras em empresas, escolas, faculdades, TV e outros veículos de comunicação. Nos últimos três anos tem se dedicado a museus e outras vertentes da cultura. Na surdez atua com Libras, Intérprete oralizadora para surdos oralizados e Libras tátil para Surdocegos. Atua também na pesquisa acadêmica em acessibilidade na cultura, consultoria e treinamento para acessibilidade.

APOIO