Sobre nós

Sobre nós

Move Concreto

A importância de evidenciar o protagonismo das mulheres em todas as áreas segue cada vez mais forte. Caminhamos em busca de nossos espaços, direitos e valorização diante de uma sociedade machista e misógina. Não nos falta formação, qualidade, produção e excelência. Somos profissionais e artistas que ainda perdem oportunidades, empregos e trabalhos artísticos apenas por sermos mulheres. Mulheres cis, trans, travestis, pretas, brancas, indígenas, latinas, com as mais diversas orientações sexuais. No campo das artes ainda somos muito invisibilizadas – principalmente no audiovisual. O que nos interessa é abrir caminhos para que nossos trabalhos sejam vistos, discutidos e que possamos produzir a partir do que acreditamos: que nós mulheres somos responsáveis por uma produção artística diversa, potente e questionadora. Estes são os pontos de partida para o desejo de realizar a mostra “Move Concreto! Mulheres e videodança – segunda edição”.
Nesta edição, que acontece de 05 a 23 de maio de 2023 de maneira presencial e virtual, propomos trazer ao público o acesso à obras de videodança produzidas e protagonizadas por mulheres, com o ideal de contribuir com a produção audiovisual feminina, intensificando ações que visam a igualdade de gênero e valorização da diversidade, através da participação de mulheres cisgênero, transsexuais, travestis, de diversas orientações sexuais através de filmes realizados por cineastas de diversos estados brasileiros, além de ações formativas e bate papos. A programação é gratuita e conta com a exibição de 20 filmes e 6 ações formativas do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. A programação presencial ocupa 5 centros culturais de Belo Horizonte com diversas ações. A abertura da mostra acontece no Cine Santa Tereza com a exibição dos filmes mineiros – seguindo um importante caminho que a mostra e o grupo que a produz – Grupo Contemporâneo de Dança Livre – vem construindo: a inserção da videodança nos espaços de exibição de filmes.

Ficha Técnica

Curadoria: Duna Dias, Flavi Lopes e Luísa Machala
Produção executiva e geral: Duna Dias
Assistente de produção: Heloisa Rodrigues, Leonardo Augusto, Samuel Carvalho e Socorro Dias
Tradução em Libras: Heliane Carvalho e Tainan Tinum
Coordenação de audiodescrição e acessibilidade: Vias Acessíveis
Design gráfico: Júlia Bernardes
Teaser: Luísa Machala
Assessoria de imprensa: Jozane Faleiro/Luz Comunicação
Mídias sociais: Rizoma Comunicação e Arte
Distribuição de material gráfico: Gira Cultura
Site: Lucas Coutinho
Fotografia: Pâmela Bernardo
Assessoria jurídica: Candy Pagnozzi
Contabilidade: M.A.Q.L Serviços
Idealização: e realização: Grupo Contemporâneo de Dança Livre
Agradecimentos especiais: equipes dos centros culturais Alto Vera Cruz, Venda Nova, Urucuia, Salgado Filho e Cine Santa Tereza.