Conversa sobre processos de realização dos filmes – Mediação de Raquel Pires

Ao vivo no Youtube do Grupo Contemporâneo de Dança Livre
Com tradução em Libras

Realizadoras participantes do bate papo:

Aline Salmin

Aline Salmin é artista e produtora cultural. É bacharel em Dança e mestre em Artes Cênicas, ambos pela UFU. Sua pesquisa se relaciona às questões de

gêneros e sexualidades, nas interfaces entre performances, textos e imagens. Se interessa por estratégias de ressignificação de termos dados sobre o que é e podem ser corpas, em suas multiplicidades de existência.

Bruna Bertoldo

Como artista autônoma, meu trabalho permeia os campos do vídeo, da fotografia, do corpo e do movimento. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente cursando Dança Bacharelado na UFSM.

Luci Savassa

Luci Savassa é atriz, diretora, arte-educadora, escritora, colagista. Todas as artes atravessam sua trajetória. Codirigiu e atuou no curta  “Luna Quer Sair”, vencedor de prêmios do público e do júri em diversos festivais, e dirigiu e atuou em “Giradentro”, criada para a Mostra de Videodramas da Cia 22:22 e participante dos festivais Satyricine Bijou e Move Concreto- Mulheres e Videodança em 2021.

Nadja Kai Kai

Professore de ballet, jazz e contemporâneo, coreógrafe e pesquisadore de dança. Em sua carreira já atuou como bailarine na CIA de Dança Palácio das Artes e Ballet Jovem de Minas Gerais, além de outros espetáculos  e trabalhos independentes como “Sê-de amor”, performances como drag queen. Nos palcos e trabalhos artísticos, Nadja leva em sua representatividade questões raciais, de gênero e sexualidade, usando seu corpo e arte como debate polítco.

Mediação: Raquel Pires

A artista da dança Raquel Pires trabalha com vídeo-dança desde 2005, onde realizou diversos trabalhos em parcerias com os videomakers Marcelo Kraiser, Xande Pires, Flavi Lopes e Vitor Drummond. Raquel também ministra a disciplina de vídeo-dança no Curso de Dança da UFMG, onde atua como artista-professora-pesquisadora desde 2014. Em fevereiro de 2023, Raquel concluiu seu doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Cena na Unicamp. Este ano, quando completa 50 anos e 35 de carreira profissional, Raquel pretende produzir um vídeo- dança reunindo diversos artistas da cidade.