Conversa sobre processos de realização dos filmes – Mediação de Flavi Lopes

A artista da dança Raquel Pires trabalha com vídeo-dança desde 2005, onde realizou diversos trabalhos em parcerias com os videomakers Marcelo Kraiser, Xande Pires, Flavi Lopes e Vitor Drummond. Raquel também ministra a disciplina de vídeo-dança no Curso de Dança da UFMG, onde atua como artista-professora-pesquisadora desde 2014. Em fevereiro de 2023, Raquel concluiu seu doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Cena na Unicamp. Este ano, quando completa 50 anos e 35 de carreira profissional, Raquel pretende produzir um vídeo- dança reunindo diversos artistas da cidade.

Realizadoras participantes do bate papo:

Carina Marinho

Artista do corpo e da palavra, atua na criação, pesquisa e produção híbrida envolvendo a dança, dançaterapia, escrita, psicanálise e o seu olhar diário sobre o movimento da vida. Já atuou em festivais nacionais e internacionais como intérprete-criadora da Cia Jovem de Paraopeba, seu berço principal na dança contemporânea e na sua formação artística.

Kristiany Nascimento

Administradora, bailarina, intérprete criadora reconhecida pelo SATED Minas registro nº 1173635. A carreira da artista teve início no ano de 2004 e desde então foi agregando importantes experiências como participações efetivas em festivais de dança, cursos, oficinas e concursos de dança, obtendo premiações.

Fernanda Conde

Cofundadora e Diretora da Dois Rumos Cia de Dança (SP). É graduada em Comunicação Social e Técnica em Dança. Bailarina, professora e curiosa das danças a dois. Atualmente dedica e investe sua carreira na produção artística de projetos, principalmente no segmento das danças de salão, que promovam práticas plurais, acolhedoras e críticas.

Iasmim Alice

Iasmim Alice é Congadeira, atriz, dançarina afro, arte- educadora, agente cultural e mestranda em Artes no PPGArtes UEMG, realiza pesquisas com ênfase em teatro, dança, preparação corporal, cultura popular e afro- brasileira.

Júlia Urach

Júlia Urach é artista visual, circense, e da dança. Sua pesquisa tem foco em dança contemporânea, videodança, fotografia e performance, sempre sendo guiada pelo encontro do movimento com a visualidade. Graduanda em Dança pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua como produtora cultural em Santa Maria – RS.

Jamille Marin

Jamille Marin é artista visual e poeta, trabalha guiada pela poesia intimista, e busca discutir a construção da existência, do corpo e da identidade. Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e graduanda em Artes Visuais pela UFSM. Criadora da exposição “(in)existência” (MASM, 2023).